top of page
Na contemporaneidade, assistimos a vastas transformações nos diversos setores da sociedade; transformações políticas, sociais, econômicas e tecnológicas. Fala-se muito que vivemos tempos de crise que acarreta uma modificação nos modos de ser e estar no mundo. Um dado importante levantado pela Organização Mundial de Saúde, que reflete esta modificação e revela o mal-estar humano nos tempos atuais, é que a Depressão é considerada a causa mais frequente de incapacidade entre todos os problemas de saúde. É um dado alarmante que requer de nós questionamentos profundos. O que está por trás do fenômeno da Depressão? É o questionamento que guiará as discussões da I Conferência de Psicologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, que pretender ser ampla e sistêmica no que tange os saberes Psicológico, Psiquiátrico, Histórico e Sociológico.
 
OBJETIVO: Contribuir com ensino e pesquisa de estudantes e profissionais em Psicologia, Psiquiatria, Assistência Social; bem como despertar na sociedade como um todo o pensamento crítico acerca da Depressão.
 
DEMANDAS SOCIAIS: A Depressão atinge hoje quase 7% da população mundial- cerca de 400 milhões de pessoas, incapacita os atingidos pela doença coloca enorme peso em suas famílias e rouba da economia a energia e os talentos das pessoas. Nesse sentido, expor estudantes e profissionais e pesquisadores às problemáticas e aos conhecimentos sistematizados, é de grande importância para o desenvolvimento social.
 
 
 
 
REALIZAÇÃO: 
I Simpósio de Psicologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Depressão: Temas e discursos contemporâneos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
bottom of page